O quadro Reportagem Especial, do programa Jornada, produzido pelo TST e exibido pela TV Justiça, contou as histórias de humilhação e perseguição que levaram três trabalhadoras a pedirem demissão de seus empregos. O programa foi ao ar no último dia 17 de setembro.
Segundo a psicóloga Maristela Benazzi, agressões recorrentes no local de trabalho podem causar danos graves à saúde do trabalhador. “Os efeitos psicológicos vão dos mais leves aos mais severos”, diz. “O tratamento com terapia é indicado sempre que a pessoa tem uma grande queda na autoestima e começa a desenvolver uma série de doenças psicossomáticas”, completa.
A ministra do TST Delaíde Miranda Arantes, coordenadora do Programa Trabalho Seguro, falou sobre a necessidade de se discutir esse tema pelos próximos dois anos. “Os casos de assédio no trabalho são crescentes. É nossa responsabilidade conscientizar a sociedade através de publicidade e de eventos envolvendo empresas e trabalhadores”, observa a ministra.
O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 19h30, com reprises às terças-feira, às 7h, quartas às 19h30, quintas às 7h, sábados às 6h e domingos às 6h. Assista a reportagem na íntegra, abaixo!
Fonte: TV TST