Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia revelam que, na primeira quinzena de abril, 90,2% das solicitações de seguro-desemprego foram realizadas via web, seja pelo gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. No mesmo período do ano passado, este número representava apenas 1,6%.
Com as Superintendências Regionais do Trabalho e os postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine) fechados em muitas localidades do Brasil, por conta do avanço do novo coronavírus, a web acabou sendo a única alternativa para muitos brasileiros.
É importante lembrar que, com o uso das soluções digitais do Seguro-Desemprego, disponibilizadas pelo Ministério da Economia, o trabalhador fica dispensado de ir até um posto de atendimento. Os serviços online preveem mais agilidade para o trabalhador.
Para informações sobre as solicitações online do benefício, confira a cartilha “Jornada Digital do Seguro-Desemprego”, um guia elaborado para ajudar o trabalhador a fazer a solicitação pela internet e pelo aplicativo. Clique aqui!
Seguro-desemprego
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.
Fonte: Secretaria de Trabalho