Os segurados do INSS precisam comprovar anualmente que estão vivos para continuar recebendo o seu benefício normalmente. O mesmo vale para quem mora fora do Brasil.
Para evitar problemas com o pagamento, os segurados que moram no exterior precisam fazer a “Prova de Vida” junto às representações consulares brasileiras (Embaixadas e Consulados) ou por meio de formulário disponível na internet, no site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O que só é possível se o país for signatário da Convenção de Haia. Em ambos os casos, é preciso enviar o documento de comprovação para o Brasil pelo correio segundo indicações descritas no próprio formulário.
O formulário pode ser encontrado no site do INSS na internet na aba “Informação e Transparência” e, depois, “Assuntos Internacionais”. Logo a seguir, acesse “Formulários para acordos internacionais” e, então, “Formulário atestado de vida para comprovação perante o INSS”. Depois de preenchido, basta enviar para o endereço no Brasil indicado no verso do formulário.
O crédito dos benefícios de quem não realizou a comprovação de vida anual será bloqueado e, após dois bloqueios, será suspenso. O encerramento do benefício ocorre seis meses após a suspensão.
Segurados do INSS que moram no exterior podem tirar dúvidas sobre o assunto enviando e-mail para dcainter@inss.gov.br. Clique aqui para conferir a lista dos países participantes da Convenção de Haia.
Leia também!