A maioria das pessoas que paga o INSS pensa em benefícios programáveis, como aposentadoria por idade, tempo de contribuição, professor ou aposentadoria especial. No entanto, a maior parte não se lembra que existem os benefícios de risco, que dão direito a benefícios por incapacidade como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, depois de um ano de contribuição, no caso de doença ou lesão incapacitante para o trabalho.
O que pode ser um diferencial para as pessoas que ficam incapacitadas e nem têm condições de comprar um remédio, contratar alguém para cuidar ou para ajudar no pagamento das necessidades básicas. Por isso, vale muito a pena pagar o INSS mesmo começando mais tarde.
E para quem pensa em aposentadoria por idade também vale a pena. Imagina a seguinte situação:
Um homem que começa a pagar o INSS com 50 anos de idade, sem nunca ter pago nada, aos 65 anos poderá se aposentar recebendo, pelo menos, um salário mínimo. Além disso, poderá recuperar o investimento em um ano e meio ou até menos de um ano, dependendo da forma pela qual contribuiu para o INSS.
Ficou com outras dúvidas sobre aposentadoria? Deixe nos comentários!
Uma resposta
Boa tarde. Uma dúvida. Eu quero pagar o INSS pra minha esposa ela tem 43 anos. Tem apenas 5 anos de registro. Compensa pagar pra ela.