O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente a realização de perícias do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, mais conhecido como “Operação pente-fino”, que reavalia a situação dos beneficiários do auxílio-doença. Segundo a portaria publicada, no último dia 13 de Janeiro, no Diário Oficial da União, a suspensão foi determinada em razão do aumento de casos de Covid-19 no Brasil.
O texto assinado pelo presidente do INSS e pelo subsecretário da Perícia Médica Federal (SPMF) informou que a suspensão só vale para agendamentos marcados a partir do dia 12 de janeiro. Assim, as reavaliações estão mantidas para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da SPMF.
Importante dizer que, as perícias que foram suspensas serão remarcadas para o segundo semestre de 2022, quando o INSS deverá comunicar os segurados sobre a nova data.
São alvos do Programa de Revisão os segurados que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica e sem data definida para a cessação do benefício.
Fontes: Gov.br