Quando objetos são furtados no ambiente de trabalho, assim como em academias ou estacionamentos é comum acreditar que a responsabilidade é de quem foi furtado. Porém, por ser uma propriedade privada, a empresa pode ser responsabilizada pela ocorrência de qualquer furto ou roubo dentro de suas dependências.
Se você é funcionário e foi furtado no ambiente de trabalho, o conselho é que você comunique ao departamento de RH da empresa. Eles devem fazer a investigação do caso, normalmente, por meio das imagens do circuito interno.
No caso de a empresa não ter os meios para verificar as imagens ou não conseguir identificar o culpado, mesmo com a ajuda das imagens, ela pode vir a ser responsabilizada e ser obrigada a ressarcir o funcionário, independentemente de ser culpada ou não.
O caso é cível e criminal, não trabalhista como muitos podem pensar. O funcionário pode pedir uma reparação civil, e se nada for resolvido dentro da empresa, o próximo passo será recorrer a um Juizado Especial Cível sem advogado e sem despesas.