Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começou a receber nesta segunda-feira (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil, que administra o Pasep, começam a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições. Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pelos bancos.
O PIS atende aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep atende a servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas estatais.
Segundo a Medida Provisória (MP) 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro.
A MP facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com
Leia também!
Dr. André Siqueira tira dúvida sobre a Reforma da Previdência