A calculadora do INSS está disponível no portal Meu INSS e já está adequada às mudanças da Nova Previdência. O simulador traz o cálculo das regras de transição para os segurados que já estavam na Previdência antes das mudanças e também simula se havia direito adquirido nas regras anteriores que estavam vigentes na data da alteração das regras, em 13 de novembro do ano passado.
Ao todo, o simulador realiza até sete tipos de cálculos: dois de Aposentadoria por Idade e cinco de Aposentadoria por Tempo de contribuição.
De acordo com o INSS, em breve, a calculadora vai valer também para quem se filiou ao Regime Geral de Previdência Social após a data das mudanças e, futuramente, voltará a calcular também quanto vai ser o valor estimado da renda do cidadão ao se aposentar.
É importante lembrar que, somente após a análise do INSS é que o cidadão saberá se tem mesmo direito à aposentadoria. Isso porque, algumas informações podem ser incluídas ou alteradas durante a simulação. Por este motivo, ao solicitar o benefício, o INSS pode pedir que o usuário envie documentos para comprovação dos períodos trabalhados/contribuídos.
Para ter acesso ao Simulador de Aposentaodoria, clique aqui.