Os trabalhadores que tiveram o pagamento do Auxílio Emergencial de R$600 negado pelo governo podem contestar a decisão, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF). Isso porque, desde o último dia 20, o aplicativo do Auxílio Emergencial passou a disponibilizar ao trabalhador a possibilidade de fazer uma nova solicitação ou de contestar o resultado da análise. Tanto quem fez a solicitação pelo aplicativo e site, quanto inscritos no Cadastro Único que não receberam o benefício podem fazer a contestação.
Os trabalhadores inscritos no Cadastro Único e que atendem aos critérios do Auxílio Emergencial devem ter seus benefícios pagos automaticamente. Caso o trabalhador não tenha recebido e acredite que se enquadra nos critérios, poderá verificar o resultado da análise por meio do aplicativo do Auxílio Emergencial. Além disso, caso tenha tido seu auxílio reprovado, pode fazer uma nova solicitação através do próprio aplicativo.
Os inscritos pelo aplicativo e site devem verificar por meio do app do Auxílio Emergencial o andamento de seu pedido. Caso apareça a mensagem “em análise”, isso significa que os dados ainda estão sendo analisados pela Dataprev.
Em caso, de “benefício não aprovado”, o trabalhador pode contestar o motivo da não aprovação através do aplicativo. Também pode, alternativamente, realizar nova solicitação. No caso, de “dados inconclusivos”, é possível fazer nova solicitação. No entanto, ao fazer o novo pedido, deve ficar atento a possíveis causas, como a inserção incorreta de dados de membro da família, a exemplo de CPF e data de nascimento; ou divergência de cadastramento entre membros da mesma família, entre outros.
Fonte: G1