Com a expectativa da Reforma da Previdência, muitas pessoas, estão correndo no INSS para pedir a aposentadoria às pressas. Isso porque, as regras ainda não foram estabelecidas e o cenário, inevitavelmente, é de insegurança. Porém, vale lembrar que quem já pode se aposentar tem direito adquirido. Mesmo que a lei mude, não perderão o que já conquistaram.
Já, aquelas que estão a pouco tempo de adquirir o direito, é possível que corram o risco de ver o sonho da aposentadoria ser adiado. Isso porque, no projeto da reforma existe a regra de transição, que prevê “pedágio” de 30% sobre o tempo que faltará para atingir 30 anos de contribuição, se mulher, ou 35 anos, se homem. Por exemplo: quem só teria que trabalhar mais dez meses para se aposentar, teria que trabalhar por mais três.
-
Leia Também: Empreender na aposentadoria é uma realidade
A recomendação para quem está perto da aposentadoria é começar a organizar documentos que comprovem todo o tempo de serviço, incluindo trabalhos informais (sem registro na carteira), trabalho em atividade prejudicial à saúde, atividade rural, trabalho na infância, período como aluno-aprendiz, entre outros.
Fonte: G1