Desde o último dia 13, serviços de revisão, recursos e cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são realizados somente pela internet, no Meu INSS, ou pelo telefone 135. Com o atendimento totalmente à distância, o cidadão não tem mais a necessidade de ir a uma agência para levar documentos e formalizar o pedido para qualquer um desses serviços.
De acordo com o órgão, esses serviços representam uma média de mais de 70 mil atendimentos presenciais por mês. O INSS acredita que o atendimento à distancia proporcionará, sobretudo, mais conforto e economia ao aposentado ou pensionista, que não precisará mais se deslocar até uma agência para acessar os serviços.
A mudança no atendimento representa um dos primeiros resultados do projeto de Transformação Digital pelo qual o INSS está passando, e que consiste na ampliação da oferta de serviços digitais para a melhoria do atendimento ao público. Outras mudanças na forma de prestação dos serviços ainda deverão ser realizadas e anunciadas em breve, segundo o órgão.
Os aposentados e pensionistas que não possuem acesso à internet podem recorrer às ligações para o número 135 e falar diretamente com um atendente para tirar dúvidas e solicitar os requerimentos. No portal Meu INSS é possível acessar vários serviços além de atualizar dados, como endereço e telefone.
Fonte: INSS