17 de setembro de 2021

Três motivos pelos quais o INSS pode negar o seu pedido de benefício!

3 motivos pelos quais o INSS pode negar o seu pedido de benefício
Há diversos fatores que podem influenciar que o seu pedido de benefício seja negado pelo INSS. Confira abaixo três dos principais motivos e saiba o que você deve fazer para não correr riscos!
1️⃣ Problemas com a documentação
Um dos principais motivos pelos quais o INSS pode negar o seu pedido de benefício é pela falta de documentação! O INSS só pode cumprir aquilo que está previsto na legislação. Se na lei consta que para comprovar determinada situação é necessário um documento específico, você deve possuí-lo e apresentá-lo. Nunca anexe documentos diferentes daqueles que são solicitados, porque, com certeza, o INSS não irá considerar o seu pedido.
2️⃣ Falta de requisitos básicos
Pode parecer óbvio, mas muitos segurados entram com o pedido de benefício e deixam de analisar detalhes importantes. Não possuir os requisitos básicos, como o tempo de contribuição no dia do pedido da aposentadoria, por exemplo, pode trazer problemas no decorrer do processo. Além disso, o reconhecimento de atividade especial, rural ou de pesca, também é algo bastante complexo de realizar. Então, fique atento aos requisitos básicos, solicitados pelo INSS para o seu caso.
3️⃣ Dados divergentes
Outro erro muito comum é a divergência de dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Antes de fazer qualquer pedido de benefício, você precisa verificar no site do MEU INSS se as informações do CNIS estão todas de acordo com o que é informado na sua Carteira de Trabalho e nas contribuições que foram feitas ao INSS.
⚖️ Sem a ajuda de um advogado previdenciarista, muitas vezes, é difícil de entender as minúcias que o INSS exige. Então, fique atento e busque ajuda com um especialista no assunto. Isso pode acelerar o andamento do seu pedido de benefício e evitar dores de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.