21 de janeiro de 2022

Veja cinco situações que podem levar à suspenção do pagamento da sua aposentadoria!

Veja cinco situações que podem levar à suspenção do pagamento da sua aposentadoria!

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a suspensão, seja da aposentadoria ou de qualquer outro benefício, pode ocorrer de forma temporária, por conta de algo que o segurado do INSS fez ou deixou de fazer em relação ao seu benefício.

Muita gente não sabe, mas além da aposentadoria, todos os benefícios do INSS podem ser suspensos, caso seja constatado erros ou irregularidades na concessão.

Nessa lista estão inclusos os benefícios por incapacidade (permanente ou temporária); Auxílio-Acidente; Auxílio- Reclusão; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Salário Família e Pensão por morte. Veja cinco situações que podem levar à suspenção do pagamento da sua aposentadoria!

 

  1. Não fazer a Prova de Vida: A prova de vida é feita uma vez por ano para comprovar a vida e receber o benefício. A não realização pode, sim, comprometer o pagamento da aposentadoria.
  2. Não comparecer em perícia obrigatória: Aposentados por invalidez podem ser convocados pelo INSS para avaliação das condições que motivaram o afastamento ou a aposentadoria.
  3. Suspeita de fraude: Volta e meia, o INSS faz levantamento de dados e, em caso de suspeita, enquanto o órgão inicia o processo de apuração de fraude ou inconsistência de dados, o beneficiário pode deixar de receber o pagamento da aposentadoria.
  4. Salário-maternidade: Quando a segurada começa a receber salário-maternidade, a aposentadoria ou qualquer outro benefício será suspenso. O INSS não paga mais de um benefício aos segurados.
  5. Prisão: Presidiários não têm direito a aposentadoria. Assim que for solto, o benefício volta a ser pago ao cidadão. Esta foi uma novidade trazida pelo Decreto 10.410/2020.

 

 

Fonte: Isto É Dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.