Notícias

Home > Notícias

Início » Notícias » É cabível danos morais quando o resultado de uma cirurgia plástica não sai conforme o esperado?

Saiba como é possível corrigir informações de salário no CNIS

Saiba como é possível corrigir informações de salário no CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), também conhecido como “extrato previdenciário”, é um documento que reúne todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador brasileiro. Nele constam todos os seus vínculos empregatícios a partir de 1976, os recolhimentos como contribuinte individual a partir de 1979; e o valor das remunerações mensais a partir de 1990.

Por isso, os colaboradores da iniciativa privada devem consultar seu Cnis para consultar os dados inseridos, já que falhas no cadastro podem reduzir a aposentadoria ou auxílio-doença recebido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

Caso falte a informação de algum salário ou ele esteja errado, é possível corrigir e comprovar por meio dos seguintes meios:

• Contracheque ou recibo de pagamento da época, com a identificação do empregador e do empregado;
• Ficha financeira a ser obtida na empresa;
• Anotações da época sobre as alterações de remuneração constantes da Carteira de Trabalho;
• Original ou cópia autenticada da folha do Livro de Registro de Empregados ou da Ficha de Registro de Empregados, onde conste a anotação do nome e anotações de remunerações, acompanhada de declaração fornecida pela empresa;
• Declaração do empregador ou atestado de empresa ainda existente ou de entidade representativa com afirmação expressa de que as informações foram prestadas com base em documentação constante nos registros efetivamente existentes e acessíveis para confirmação pelo INSS;
• Extrato analítico do FGTS, que pode ser solicitado à Caixa Econômica Federal.

Para mais informações ou para iniciar o procedimento de correção, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Veja estas publicações também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco aqui!
1
Olá, tudo bem? Você precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Somos o escritório Gazda & Siqueira Advogados. Podemos ajudá-lo de alguma forma?