15 de junho de 2022

Saiba quais são os meios de prova mais utilizados em uma reclamação trabalhista

Saiba quais são os meios de prova mais utilizados em uma reclamação trabalhista

É importante esclarecer, em primeiro lugar, que as provas são elementos apresentados pelas partes, com o objetivo de comprovar os fatos alegados e, assim, formar o convencimento do juiz no processo. A produção de provas no processo do trabalho é fundamentada no princípio da busca da verdade real (ou primazia da realidade).

No post de hoje queremos destacar os cinco meios de provas mais utilizados para comprovar o que foi alegado em uma reclamação trabalhista. Confira quais são!

DEPOIMENTO PESSOAL

O depoimento pessoal consiste em uma declaração feita pelo reclamante ou pelo reclamado a respeito dos fatos substanciais do processo.

PROVA TESTEMUNHAL

É o meio que consiste na declaração de um terceiro a respeito dos fatos ocorridos no processo. Na prova testemunhal assume-se certos riscos, pois não há como mensurar até que ponto a testemunha está sendo efetivamente imparcial e relatando os fatos como eles se deram na realidade.

PROVA DOCUMENTAL

Apresentação de documentos que demonstrem a autenticidade daquilo que foi alegado, inclusive naquilo que se relaciona às redes sociais. Vale ressaltar que, o documento usado como prova deve ser juntado com a petição inicial ou com a contestação. Assim, as partes podem a qualquer momento juntar documentos no processo.

PROVA PERICIAL

Atividade desenvolvida por uma pessoa terceira e sem interesses no processo, capaz de produzir pareceres sobre determinada condição, situação ou veracidade de fatos que tenham sido alegados de forma precisa. De forma geral, vemos que as perícias mais comuns num processo trabalhista têm o objeto de apurar a respeito de condições de insalubridade, periculosidade, diferenças salariais e horas extras, por exemplo.

INSPEÇÃO JUDICIAL

Neste tipo de prova o Juiz, seja de ofício ou mediante requerimento das partes, pode inspecionar pessoas ou coisas, com o objetivo de buscar esclarecimentos que colaborem para a formação de seu convencimento e formulação da sentença favorável a um dos argumentos ditos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.