Notícias

IRPF 2019: Receita reabre sistema para contribuintes que perderam o prazo

Contribuintes que perderam o prazo ainda podem entregar declaração do IRPF 2019

Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 dentro do prazo ainda tem uma chance. Isso porque, a Receita Federal reabriu nesta quinta-feira (dia 2) o sistema para que os contribuintes que não entregaram a declaração até o dia 30 dia abril possam fazer o envio e pagar a multa – que pode ser de, no mínimo, R$ 165,74, mas pode chegar até 20% do imposto devido.

De acordo com a Receita, até o fim do prazo foram entregues 30.677.080 declarações, superando as expectativas – de 30,5 milhões para este ano. Curiosamente, do total das declarações entregues, 745.880 foram enviadas por dispositivos móveis, como tablets e smartphones, representando mais que o dobro do ano passado.

O contribuinte que perdeu o prazo deve acertar as contas com o Fisco o quanto antes, se quiser pagar uma multa menor. Vale lembrar que, além do prejuízo financeiro com a multa, quem não declara o imposto de renda fica com o CPF “sujo” até regularizar a situação. O que pode impedir de pegar empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público.

Fonte: G1

 

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *