AposentadoriaDireito Previdenciário

Aposentados e pensionistas do INSS terão que voltar a fazer prova de vida a partir deste mês

Aposentados e pensionistas do INSS terão que voltar a fazer prova de vida a partir deste mês

Para não ter seus benefícios bloqueados, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisarão voltar a fazer prova de vida. Com a obrigatoriedade suspensa desde março do ano passado, por conta da pandemia, as provas de vida serão retomadas a partir deste mês de junho. O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício.

A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS comprovarem que estão vivos.

No entanto, há algumas situações em que o segurado pode fazer a prova de vida sem precisar ir ao banco onde recebe sua aposentadoria e pensão. É o caso da prova de vida em domicílio. Esse direito é garantido a segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover e a todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.

Além disso, existe a prova de vida digital. Um projeto-piloto que, desde fevereiro, já selecionou cerca de 5,3 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social para fazer a prova de vida por biometria facial.

Nesse caso, é possível fazer a prova de vida usando apenas o aplicativo Meu gov.br, que pode ser baixado na Play Store ou App Store. O Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.

Para realizá-la, no entanto, o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *