22 de outubro de 2020

Outubro Rosa: Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos

Outubro Rosa Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos

Durante a pandemia do novo coronavírus, entre abril e maio, hospitais e entidades de saúde registraram queda de até 75% nos exames de mamografia, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

A entidade alerta para a importância das mulheres manterem a rotina da saúde preventiva, indo ao médico, realizando os exames agendados e, principalmente, aquelas diagnosticadas com a doença, não interromperem o tratamento.

A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos realizem a mamografia de rastreamento (exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama) a cada dois anos. O exame pode ajudar a identificar o câncer antes dos sintomas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.