Direito Previdenciário

Idosos brasileiros têm adiado saída do mercado de trabalho

Um Senhor Estagiário

[Foto: Divulgação/Internet]

 

No filme “Um senhor estagiário”, de 2015, Ben Whittaker (Robert De Niro) é um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não é tudo aquilo de bom que as pessoas falam. Aproveitando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda.

Mas não é só na ficção que idosos estão querendo voltar ao mercado de trabalho. Um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que idosos brasileiros têm adiado cada vez mais a saída do mercado de trabalho. O estudo tem base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), apurada pelo IBGE. 

De acordo com a pesquisa, os trabalhadores mais idosos correspondem ao grupo com menor participação no total da ocupação no país, mas esse percentual cresceu ao longo dos anos, passando de 6,3% em 2012, para 7,8% em 2018.

Segundo o IPEA, o movimento reflete, em parte, o envelhecimento da população, mas também uma possível mudança de comportamento dos brasileiros acima dos 60 anos sobre suas decisões de participação no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *