21 de junho de 2018

Empresa deve se posicionar em casos de furtos ocorridos dentro de suas dependências

Empresa deve se posicionar em casos de furtos ocorridos dentro de suas dependências

Quando objetos são furtados no ambiente de trabalho, assim como em academias ou estacionamentos é comum acreditar que a responsabilidade é de quem foi furtado. Porém, por ser uma propriedade privada, a empresa pode ser responsabilizada pela ocorrência de qualquer furto ou roubo dentro de suas dependências.

Se você é funcionário e foi furtado no ambiente de trabalho, o conselho é que você comunique ao departamento de RH da empresa. Eles devem fazer a investigação do caso, normalmente, por meio das imagens do circuito interno.
No caso de a empresa não ter os meios para verificar as imagens ou não conseguir identificar o culpado, mesmo com a ajuda das imagens, ela pode vir a ser responsabilizada e ser obrigada a ressarcir o funcionário, independentemente de ser culpada ou não.

O caso é cível e criminal, não trabalhista como muitos podem pensar. O funcionário pode pedir uma reparação civil, e se nada for resolvido dentro da empresa, o próximo passo será recorrer a um Juizado Especial Cível sem advogado e sem despesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.