AposentadoriaDireito PrevidenciárioINSS

Como funciona a antecipação do 13⁰ salário para aposentados e pensionistas do INSS?

Como funciona a antecipação do 13⁰ salário para aposentados e pensionistas

Os aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisam esperar até o final do ano para contar com um dinheirinho extra no orçamento. Desde 2006, a primeira parcela do 13⁰ salário do INSS vem sendo antecipada. No ano passado, segundo o governo, o dinheiro da antecipação injetou na economia R$ 21 bilhões nos meses de agosto e setembro. Cerca de 30 milhões de benefícios foram pagos.

A antecipação de 50% do abono ocorre geralmente a partir do mês de agosto. A confirmação, porém, só sai por meio de decreto presidencial publicado no “Diário Oficial da União”. A expectativa é que a publicação aconteça no final deste mês.

Quem tem direito

Tem direito ao 13º salário pago pelo INSS quem, durante o ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. Já, para aqueles que recebem auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.

 

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *