Direito Previdenciário

Confira a Carteira de Trabalho Digital e aprenda como acessar o aplicativo

Confira a Carteira de Trabalho Digital e aprenda como acessar o aplicativo

O governo federal lançou em novembro do ano passado a “Carteira de Trabalho Digital”, que pode ser instalada em smartphones com sistema operacional Android e iOS e funciona como uma extensão do documento físico, que não foi, nem será substituído, sendo, ainda, o documento oficial de todo trabalhador.

O objetivo do aplicativo é facilitar a vida dos trabalhadores que poderão ter o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo. Trata-se da modernização do acesso às informações e dados profissionais. Também será possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital são:

• Diminuir a pressão na rede de atendimento;
• Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
• Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
• Agilidade e celeridade nos processos de requisição e emissão da Carteira de Trabalho impressa;
• Integração das bases de dados do Ministério do Trabalho.

Mas, vale ficar atento! Infelizmente, há muitos aplicativos que se passam pelo aplicativo oficial do governo “Carteira de Trabalho Digital”. Eles podem esconder ameaças para roubar suas informações. Na dúvida, não baixe. Confira diretamente do Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, o passo a passo para o acesso à Carteira de Trabalho Digital, aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *