5 de outubro de 2021

Auxílio-inclusão afeta o cálculo da renda familiar para fins de recebimento do BPC de outro membro da família?

O valor do auxílio-inclusão, recebido por um membro da família, vai afetar o cálculo da renda familiar para fins do BPCLOAS de outro membro da família

Muitas pessoas têm questionado se, o valor do auxílio-inclusão, recebido por um membro da família, afeta o cálculo da renda familiar para fins do BPC/LOAS de outro membro da família?

A resposta é NÃO! O valor do auxílio-inclusão recebido por um membro da família não será considerado no cálculo da renda familiar mensal per capita para fins de concessão e de manutenção de outro auxílio-inclusão ou BPC no âmbito do mesmo grupo familiar.

Instituído pela Lei 14.176, sancionada em junho e que trouxe modificações no Benefício de Prestação Continuada (BPC), o auxílio-inclusão será concedido aos beneficiários com deficiência que ingressarem no mercado de trabalho. Desde 1º de outubro, quem se enquadrar nos critérios de elegibilidade já pode solicitar o incentivo, cujo valor é de meio salário mínimo (R$ 550).

Ao ser contemplada com o auxílio-inclusão, a pessoa deixa de receber o BPC. No entanto, caso o beneficiário perca o emprego ou a renda adquirida, ele volta automaticamente a receber o benefício, sem precisar passar pelas avaliações iniciais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.