AposentadoriaDireito PrevidenciárioReforma da Previdência

Como fazer para se aposentar, se você ainda está longe de atingir a idade mínima?

A Reforma da Previdência acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição – aquela que exigia tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens, independentemente de sua idade. Desde então, todas as aposentadorias exigem idade mínima, de 65 anos para os homens e de 62 anos para as mulheres, além do tempo mínimo de contribuição.

Para quem estava perto de completar o tempo mínimo quando a reforma passou a valer, mas ainda está longe de completar a idade mínima exigida para se aposentar pelas atuais regras, é importante descobrir quanto tempo de contribuição possui.

Isso porque, se o tempo mínimo de contribuição já havia sido atingido em 12/11/2019 (quando passaram a valer as novas regras), o segurado possuirá direito adquirido à aposentadoria por tempo de contribuição.

Além disso, para quem estava perto de se aposentar pelas regras antigas e não conseguiu, é preciso conferir se é possível entrar em alguma das regras de transição da reforma da Previdência: sistema de pontuação, redução da idade mínima, redução do tempo de contribuição, pedágio de 50% e 100%.

Para isso, é necessário verificar as informações constantes no seu CNIS por meio de portal “Meu INSS” e confirmar as informações com um profissional de sua confiança para planejar sua aposentadoria. Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários a sua dúvida. Ela poderá ser tema de nossas próximas publicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *